Só de pensar nestes panadinhos de Tempeh já fico com água na boca. É que o Tempeh primeiro estranha-se, mas depois entranha-se: tem um sabor que pode parecer demasiado intenso no início, mas se for um Tempeh de boa qualidade (como o do Sal’s Tempeh – que é artesanal e biológico – e o único que utilizamos porque é mesmo bom), é viciante.
O Tempeh é muito versátil, embora ainda seja bastante desconhecido. Pode ser grelhado, frito, estufado, panado, assado,… É um alimento fermentado, muito proteico e nutritivo, e um dos poucos alimentos de origem vegetal que contem vitamina B12.
Existe o Tempeh tradicional – de soja -, mas também é possível encontrar de outras variedades como o Tempeh de Grão-de-Bico e o Tempeh de Feijão Azuki.
Aqui no Monte do Almo costumo fazer Tempeh pelo menos uma vez por semana. Gosto mesmo muito!
Vamos à receita?
Receita de Panadinhos de Tempeh
Ingredientes:
- 1 embalagem de Tempeh Sal’s (usamos de azuki, mas pode ser outro qualquer, gostamos particularmente do tradicional de soja)
- Coentros
- Shoyu
- 1 laranja
- 1 limão
- 4 dentes de alho
- Gengibre
- Farinha ou sémola de milho q.b.
- Azeite q.b.
- Geleia de Arroz q.b.
Nota: privilegie sempre ingredientes biológicos, de preferência do comércio justo, da estação e do local onde está.
Preparação:
Cortar o Tempeh aos quadradinhos (ou tiras, como preferirem) e deixar a marinar com shoyu, alho picado, sumo de gengibre e sumo de laranja. Não deixar a marinar muito tempo porque o Tempeh absorve rápidamente os sabores e pode ficar muito salgado.
Aquecer uma sertã com azeite. Passar os quadradinhos de Tempeh por coentros e farinha ou sêmola de milho e fritar.
No final, regar o Tempeh com sumo de limão.
Servir com um pouco de geleia de arroz, numa taça à parte, acompanhados por um cereal integral e vegetais.
E… Itadakimasu!