Que restaurantes vegetarianos existem em Estremoz?
Com muita pena nossa, não existem restaurantes vegetarianos em Estremoz (muito menos veganos). Mas existem alguns restaurantes que servem opções vegetarianas (e até veganas). Mas cuidado, esta zona do Alentejo é muito tradicional, por vezes uma simples sopa de legumes pode ter banha de porco (!!!) ou manteiga no arroz. Fica o alerta, perguntem sempre os ingredientes todos.
Um dos restaurantes que tem mais opções é Kimbo, com alguns pratos vegetarianos. No Sabores das Maltezas, servem um hamburger vegan, uma seleção de patés e algumas sandwiches.
Existe ainda a Pizzaria Rivoli no Largo de Santa Catarina, com algumas pizzas vegetarianas e a Mercearia Gadanha. Estas ultima opção, bem mais cara.
Happy Cow, sempre uma boa ajuda
Outra alternativa, já que não existem restaurantes vegetarianos em Estremoz , pode ser percorrer alguns quilómetros – o que no Alentejo até se faz facilmente, com paisagens tão bonitas e estradas tão boas – e ir até outras localidades.
Isto porque nas cidades vizinhas de Évora e Portalegre (que ficam menos de uma hora de Estremoz), já existe mais oferta. Ou então, a solução pode ser dar um passeio maior até Montemor-o-Novo ou até Beja.
Na Aldeia Vale de Maceiras, a cerca de 20 minutos, há o Goez Sushi que a pedido faz sushi vegan ou vegetariano (o melhor que já comemos).
Com a ajuda da aplicação Happy Cow, descobrimos o Hokkaido, um Macrobiótico que fica em Portalegre, o Sabores do Campo em Beja e o Salsa Verde em Évora. Enquanto o Monte do Almo esteve em obras e não tínhamos cozinha, foi o que nos salvou.
Nessas cidades existem também alguns restaurantes convencionais que servem boas alternativas de base vegetal, como é o caso do Panne & Vinno em Évora, que tem uma carta inteira italiana com opções vegetarianas e veganas. E ainda a Herdade do Freixo do Meio em Montemor-o-Novo, que tem uma cantina onde servem almoços com opção vegetariana (já visitámos a cooperativa, mas ainda não almoçamos lá).
Outras cidades onde pode ser possível encontrar mais alternativas são Elvas e Badajoz (em Espanha). Mas nós ainda não explorámos os restaurantes destas zonas.
E que tal um piquenique?
Outro programa giro, é fazer um piquenique.
No Monte do Almo, por pedido, podemos preparar um piquenique vegan com comida macrobiótica, bebidas e toda a logística (cesto, manta, toalha, pratos, talheres, copos, etc) incluídos. Um piquenique lixo zero, claro, sem descartáveis.
Quando está bom tempo, sabe mesmo bem comer ao ar livre. E logo no Alentejo onde existem tantos locais bonitos onde podemos estender a toalha e comer em comunhão com a natureza.
Mesmo não existindo muitas alternativas, e nada de restaurantes vegetarianos em Estremoz, é sempre possível comer de forma mais compassiva fora de casa, mesmo nesta zona mais tradicional do Alentejo, se aproveitarmos para passear.
Já agora, sugerem outras opções nestas zonas? Deixem sugestões nos comentários.