Este é um delicioso creme de beterraba e agrião, que conforta e que tem uma cor tão bonita. O agrião é óptimo para descongestionar as vias respiratórias e limpar o fígado. E a beterraba é fonte de vitamina A. São dois alimentos tão diferentes um do outro (um mais yang, dentro da terra, e o outro mais yin), que se equilibram e complementam. Vamos à receita?
Ingredientes para o Creme de Beterraba e Agrião:
- 1 cebola média
- 1 beterraba grande (ou 2 pequenas) com rama
- 4 cenouras
- 2 curgetes pequenas (ou 2 tigelas com pedaços de abóbora hokkaido)
- 1 molho de agriões
- Sal marinho grosso q.b.
- Azeite q.b.
- Água de boa qualidade (filtrada ou da nascente)
Nota: privilegie sempre ingredientes biológicos, de preferência do comércio justo, da estação e do local onde está.
Preparação:
Preparar todos os legumes (excepto o agrião): cortar em pedaços médios e ralar a beterraba. Colocar num tacho em inox com água um pouco a baixo do limite dos legumes e levar ao lume, na temperatura máxima, de tampa sempre fechada, até ferver.
Quando a sopa ferver, adicionar sal, tapar novamente, reduzir o lume para o mínimo e deixar cozinhar cerca de 25 minutos.
Passar a sopa com a varinha mágica e ajustar a água se estiver demasiado grossa.
Adicionar os agriões e levar ao lume novamente, até ferver.
Desligar o fogão e servir.
E, temos o nosso creme de beterraba e agrião ponto. Itadakimasu!
Notas: Em vez do agrião, liga muito bem coentros. A cenoura não se deve descascar pois não tem casca: raspa-se com uma faca ou escova-se com uma escova de vegetais. O azeite que costumamos usar é o Azeite Romeu, que é nacional e biológico, engarrafado em garrafa de vidro escuro e tem menos de 0,2% de acidez. Costumamos ter este maravilhoso azeite à venda na Loja do Almo.